Consultoria Empreendedorismo

6 dicas para ser um empreendedor de sucesso!

Escrito por RockContent

Quem não quer se tornar um empreendedor de alto impacto? Gerar mais empregos, aumentar o lucro e ter um modelo de negócios escalável e sustentável é um sonho comum a todos os empreendedores, porém poucos sabem exatamente como fazê-lo. Por onde começar? Qual caminho seguir?

Para esclarecer essas dúvidas, selecionamos 6 excelentes dicas para empreendedores que querem ser bem-sucedidos. Confira!

Vá a mais eventos de negócios

Conhecer o ecossistema de negócios onde seu projeto está inserido traz conhecimentos valiosos. Estar presente em palestras e eventos também é uma excelente forma de desenvolver uma boa rede de contatos que pode lhe fornecer apoio.

Uma ferramenta muito utilizada para localizar encontros de empreendedorismo é o Meetup, uma rede social para reuniões de grupo por temas de interesse. Também procure por eventos pelo Facebook e curta páginas relacionadas ao tema para manter-se atualizado.

Foque em KPIs

É mais fácil gerenciar o que se pode medir. Acompanhe de perto os indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators). Delimite-os bem, estabeleça metas e analise-os com cuidado. Para simplificar, foque na única métrica que mais importa primeiro. Ela variará de acordo com seu nicho de mercado, então é válido pesquisar um pouco antes de defini-la.

Examine programas de aceleração

Desenvolver um negócio sem um bom conhecimento teórico pode lhe causar problemas, porém estudar demais pode lhe paralisar enquanto procura pelas práticas perfeitas. Nesse sentido, programas de aceleração podem ajudar bastante por alinharem bem teoria e prática a um acompanhamento criterioso.

São diversos editais que podem fornecer um bom investimento, mentorias e infraestrutura para alavancar seu crescimento. Se estiver paralisado, essa pode ser uma boa opção. Procure por aqueles que são mais adequados à sua demanda atual.

Reconsidere a validação

Muitas vezes as pessoas pulam uma etapa essencial ao empreender: a validação. Você conhece bem o problema que seu produto/serviço resolve? Sabe o que é importante para o mercado no momento? Fez uma ida a campo estruturada para compreender as demandas de quem seriam seus clientes?

Basicamente você quer buscar evidências para embasar decisões estratégicas. Se estiver lidando com muitas dificuldades no momento, talvez seja bom rever a validade do seu projeto antes de investir quaisquer outros recursos. Esse é um processo comum e essencial e não há mal em refazê-lo.

Procure por dicas para empreendedores com os mestres do tema

Estudar nunca é demais: leia livros de grandes empreendedores contemporâneos do Vale do Silício como Peter Thiel, Eric Ries e Steve Blank. Em suas obras, obterá mais dicas valiosas, algumas já até descritas aqui. É interessante conhecer casos de sucesso como forma de inspiração, e no trabalho desses autores já existem relatos para ajudar você a começar.

Persista

Administrar e desenvolver uma empresa é um trabalho árduo e adquirir a experiência para tal demanda persistência. Não há empresários de sucesso que não tenham falhado, então não se incomode se cometer erros já que eles fazem parte do processo. Aprenda com os mesmos e tente de novo.

Atente-se às dicas para empreendedores que discriminamos aqui para ajudar você nessa jornada, pois elas farão você atingir o sucesso em menos tempo.

Essas ideias lhe foram úteis? Há dúvidas? Deixe seu comentário abaixo e ficaremos felizes em ajudar.

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.