Consultoria

Como e quando fazer a inclusão de dependentes no plano de saúde?

Escrito por Trijam

A segurança que um plano de saúde proporciona aos participantes titulares e seus dependentes é imensa. Não é à toa que cada vez mais pessoas aderem à modalidade, seja de maneira individual ou até mesmo empresarial. Porém uma grande dúvida que surge acerca do assunto é sobre como e quando fazer a inclusão de dependentes no plano de saúde. Quer saber a resposta? Então continue acompanhando este post!

Entenda quem pode ser considerado dependente no plano de saúde

Os planos de saúde podem ser contratados de maneira individual ou fornecidos pela empresa em que cada pessoa trabalha — o chamado plano de saúde empresarial. Nesse caso, eles são destinados aos funcionários da corporação.

Entretanto, esse benefício também pode ser transmitido para demais pessoas, que são chamadas de dependentes do plano de saúde. Para que uma pessoa possa ser considerada dependente, é necessário seguir alguns critérios que estão de acordo com a legislação vigente que tem como base a Agência Nacional de Saúde Suplementar.  

No caso dos planos de saúde empresariais (coletivos), são considerados dependentes os familiares de até 3º grau consanguíneo: avós, pais, filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, tios e irmãos. Além deles, os parentes por afinidade também podem adquirir o benefício: sogros e genros, por exemplo.

Já nos planos de saúde individuais, a inclusão de dependentes deve constar no contrato feito junto à operadora. Caso contrário, o mesmo deverá ser mudado para que a inclusão ocorra.

Saiba qual é o melhor momento para fazer a inclusão de dependentes

plano de saúde oferece benefícios não somente para o titular como também para a sua família. Por isso, a inclusão de dependentes é sempre uma boa opção. As diferentes modalidades disponíveis oferecem variadas vantagens de acordo com a necessidade de cada situação.

Optar por ter um plano de saúde é a garantia de um bom atendimento médico com maior qualidade e confiança em situações que exigem cautela e, muitas vezes, em momentos inesperados.

O plano de saúde garante também a tranquilidade na hora de realizar tratamentos médicos, cirurgias e exames específicos que, na maioria das vezes, pode ser um processo burocrático ou demorado.

Por isso, cuidar da saúde e garantir que a qualquer momento um atendimento rápido e de qualidade possa ser feito é sempre a melhor opção tanto para o titular quanto para os dependentes do plano.

Como fazer a inclusão de dependentes no plano de saúde?

É importante frisar que somente os participantes titulares podem fazer a inclusão ou exclusão de dependentes no plano de saúde.

No plano individual, por exemplo, o titular estabelece contato diretamente com a operadora, pois as regras estão estipuladas no contrato. Caso não esteja prevista essa possibilidade de inclusão o consumidor deverá fazer a alteração junto à operadora.

Se o plano de saúde for coletivo, é necessário conversar com o departamento responsável — geralmente é o RH da empresa — para que possa ser feita a inclusão dos dependentes no plano de saúde.

Documentos necessários para realizar o processo de inclusão de dependentes no plano de saúde

Cada operadora de saúde possui um processo para fazer a inclusão de dependentes.  Por isso, independentemente de o plano ser empresarial ou individual, é importante entrar em contato com a empresa antes de dar início ao procedimento.

De modo geral, alguns documentos são obrigatórios para a realização do processo.

No caso de cônjuge, é fundamental apresentar a certidão de casamento recente, cópia do RG e CPF e, em casos de união estável, é necessário o documento de comprovação da união registrado em cartório.

Para os filhos, os documentos principais são a certidão de nascimento, RG e CPF. E para menores de idade sob guarda ou tutela é preciso apresentar o documento comprobatório desta condição, além de RG e CPF do menor.

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de inclusão de dependentes no plano de saúde entre em contato com a Trijam. Nós te auxiliamos a escolher a melhor opção de plano de saúde de acordo com a sua necessidade!

Sobre o autor

Trijam

Deixar comentário.