Consultoria

Como escolher o plano de saúde empresarial ideal?

Escrito por RockContent

Oferecer benefícios atrativos é uma forma de a empresa se diferenciar no mercado para atrair talentos. Dentre esses benefícios, um dos mais valorizados pelos colaboradores é o plano de saúde empresarial, já que muitos não possuem condições de contratar um plano particular.

Mas com a grande variedade de planos, coberturas e valores, pesquisar sobre os benefícios de cada um é essencial para acertar na escolha. Por isso, listamos pontos fundamentais que você precisa saber para encontrar o plano de saúde empresarial ideal. Confira!

Conheça o perfil socioeconômico dos seus colaboradores

Antes de tudo, é importante conhecer o perfil socioeconômico da equipe para identificar as suas necessidades. A rotina dos colaboradores, como viagens pela empresa e atendimento externo, também deve ser levada em consideração.

Com base nesses dados, o contratante pode pesquisar de maneira estratégica sobre os planos oferecidos e negociar com mais segurança a respeito dos benefícios do plano de saúde empresarial.

Entenda o tempo de carência do plano de saúde empresarial

O tempo de carência se refere ao prazo necessário para que a seguradora valide determinados procedimentos. Após o fechamento do contrato, muitas pessoas acreditam que vão receber o benefício imediatamente, mas não é assim que funciona.

Sabendo quais são os serviços importantes para seus colaboradores e fazendo pesquisa de mercado sobre a média de prazos da concorrência, fica mais fácil negociar com a seguradora.

Reforce as informações sobre prazos com sua equipe antes da assinatura do contrato para não haver problemas de interpretação e para garantir que o profissional esteja satisfeito com o benefício adquirido.

Saiba como será calculado o reajuste de seu contrato

Normalmente, os planos de saúde sofrem reajustes anuais que são calculados conforme a inflação dos itens médicos e do índice de sinistralidade, que é a relação entre as despesas com os benefícios divididas pelas receitas com as mensalidades.

Conhecer o ponto de equilíbrio também é muito importante antes de fechar um contrato. Esse termo se refere à meta de sinistralidade e garante que o índice real não tenha um aumento muito acima do calculado no exercício anterior.

Planos que sofrem grandes variações devem ser descartados, pois pode causar uma insatisfação dos funcionários e o cancelamento por parte de muitos.

Defina como você vai cuidar dos processos do benefício

O acompanhamento do processo de implementação do plano de saúde empresarial deve acontecer para garantir que todos os profissionais contratantes estejam cientes dos benefícios e obrigações do contrato. Isso possibilita que os funcionários se sintam satisfeitos, sem sofrer surpresas desagradáveis com o plano posteriormente.

Essa implementação pode ser realizada diretamente pela seguradora ou intermediada por uma corretora de seguro. No segundo caso, a corretora é responsável por administrar o plano e representar a empresa e funcionários diante da seguradora.

Caso a empresa tenha um quadro de funcionários grande ou não possua um colaborador para administrar essa relação, a contratação de uma corretora pode ser interessante. Faça um levantamento do custo de cada um para escolher a melhor opção.

Pesquise sobre os tipos de cobertura

Para atender as necessidades dos funcionários, o contratante deve pesquisar sobre as coberturas oferecidas, escolhendo aquela que apresenta o melhor custo/benefício e maior abrangência.

A ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar — disponibiliza uma lista chamada “Rol de Procedimentos em Saúde”, que contém informações sobre consultas, exames e tratamentos de cada cobertura. Essa é uma excelente opção para levantar os dados que você precisa.

Pesquise sobre a reputação da empresa

Por fim, não deixe de conferir a reputação das empresas que oferecem o plano de saúde empresarial. Mais uma vez, recorrer à ANS é a melhor opção, pois é disponibilizada uma lista de planos suspensos por não cumprir os prazos máximos de atendimento.

Além das dicas dadas acima, é fundamental que o contrato seja lido atentamente e que todas as dúvidas sejam esclarecidas antes da assinatura.

Porém, caso você continue inseguro sobre como escolher o plano de saúde empresarial, mesmo após a leitura desse conteúdo, você também pode optar pela contratação de uma organização especializada em consultoria e pós-venda ativa. Ficou interessado? Então entre em contato com a nossa empresa que nós vamos ajudar você!

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.