Consultoria

Conheça 5 tipos de plano de saúde para cada situação!

Escrito por RockContent

Com a dificuldade de acesso aos serviços de saúde pública, é comum que as pessoas optem por pagar um plano de saúde privado para ter mais acessibilidade aos serviços médicos e ambulatoriais. Porém, existem no mercado diversos tipos de plano de saúde oferecidos por muitas empresas diferentes, então, como escolher o melhor?

Neste artigo vamos apresentar 5 tipos planos de saúde e suas principais coberturas. Confira também algumas dicas para saber como escolher o melhor plano para cada caso.

A diferença entre plano de saúde e seguro de saúde

Antes de falarmos sobre os principais tipos de plano de saúde, é importante esclarecer uma dúvida que é comum para muitas pessoas. O mercado oferece as opções de plano e seguro de saúde, mas qual é a diferença entre os dois?

A opção de plano de saúde não dá ao paciente o direito de escolha do médico ou clínica. Ele precisa consultar-se com os estabelecimentos credenciados pelo seu plano. O valor gasto pelo paciente fora da cobertura não é reembolsado.

No seguro de saúde o paciente pode optar pelo médico de sua preferência e os gastos que tiver com seu tratamento são reembolsados pelo seguro.

Nas duas opções a abrangência de cobertura/reembolso é determinada de acordo com o serviço contratado.

Os principais tipos de plano de saúde

A cobertura dos serviços de um plano de saúde pode variar conforme a empresa contratada, porém, existem características comuns a cada tipo de plano. Os principais que você vai encontrar no mercado são:

1. Odontológico

Cobre exclusivamente os tratamentos bucais entre consultas, exames, procedimentos de rotina e cirurgias, com abrangência que varia de acordo com a empresa e o tipo de cobertura oferecido por ela.

2. Ambulatorial

Faz a cobertura de consultas médicas ilimitadas, dá direito a atendimentos urgentes e exames, cobre procedimentos mais complexos, como hemodiálise e quimioterapia, porém, não cobre internações. O tempo limite de cobertura dos procedimentos é de 12 horas.

3. Hospitalar

Esse plano de saúde não cobre as consultas médicas e ambulatoriais, pré-natal e exames feitos fora de período de tratamento do paciente. A cobertura engloba internações por tempo ilimitado, transferência de hospital, os gastos com internação (alimentação, médicos, enfermeiros, exames, anestesia, centro cirúrgico, entre outros). Também faz a cobertura de alguns transplantes de órgãos.

4. Hospitalar com obstetrícia

Oferece todos os serviços do plano Hospitalar e acrescenta o atendimento à mãe e bebê, durante o período pré-natal e estendendo-se por 30 dias contados do nascimento da criança. Também atende filhos adotivos contando 30 dias a partir da data de adoção.

5. Referência

Dos tipos de plano de saúde, o Referência é o mais completo que há no mercado, pois engloba todos os citados, podendo ou não fazer a cobertura odontológica. Isso implica em melhor atendimento e cobertura para o paciente, porém, o custo mensal é mais alto.

Dicas para escolher o melhor plano de saúde

Para saber qual desses tipos de plano de saúde é o melhor para seu caso e a como optar por uma boa empresa, separamos algumas dicas simples que podem facilitar a escolha:

  • Observe a cobertura do plano e as suas necessidades hoje e futuras, como uma nova gestação, por exemplo.

  • Consulte se o plano possui convênios com médicos e laboratórios próximos à região onde você mora.

  • Esteja atento ao tempo de carência.

  • Procure conhecer o histórico da empresa e a satisfação dos clientes.

  • Observe os valores cobrados pelas empresas e a política de internações, caso possua idosos ou doentes crônicos na família.

Se você ainda não tiver certeza sobre o melhor tipo de plano para você ou se deseja mais detalhes sobre o assunto, consulte uma empresa especialista na área. Assim você esclarece todas as suas dúvidas sobre o melhor plano para cada caso.

Gostou do post? Siga a Trijam nas redes sociais Facebook, Twiter e Google + e continue acompanhando informações sobre os tipos de planos de saúde, as coberturas e também recebendo dicas para sempre fazer a melhor escolha!

 

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.