Plano de Saúde

Entenda os tipos de planos de saúde e escolha o melhor para você

Escrito por RockContent

Cuidar da saúde é fundamental. Devido a situações de precariedade no serviço público de saúde, com equipamentos inutilizados e enormes filas de espera, e alto custo do atendimento médico particular, é comum recorrer aos planos de saúde, garantindo maior tranquilidade e amparo nos momentos de necessidade.

Antes de contratar ou alterar um plano de saúde, no entanto, é fundamental buscar por informações sobre a confiabilidade do serviço, os tipos de contrato oferecidos, se inclui atendimento de urgência e emergência e se o valor se encaixa nas suas finanças.

Acompanhe, a seguir, os principais tipos de planos de saúde, quais as diferenças entre eles e o que levar em conta na hora de escolher o melhor para você!

Plano de saúde individual/familiar

Neste caso, a contratação é feita diretamente com a operadora que vende os planos ou por meio de um corretor autorizado. Geralmente, quem opta por esse tipo de plano de saúde trabalha em empresas que não oferecem convênios ou não tem acesso aos planos coletivos — é o caso de, por exemplo, estagiários e trabalhadores autônomos.

Para escolher o plano que se adeque às suas necessidades, reflita sobre os seguintes pontos:

  • Se você tem ou pretende ter filhos, é necessário priorizar um plano com cobertura obstétrica.
  • Caso alguém da sua família tenha doenças crônicas, como diabetes, problemas de coração e pressão alta, escolha um plano que cubra internação em hospitais.
  • Em caso de internação, pense se você prefere pagar uma quantia a mais para que o internado e um acompanhante fiquem acomodados em um quarto particular.
  • Se você deseja contar com atendimento odontológico, procure por planos que incluam o tratamento dentário.
  • Para aqueles que realizam muitas viagens, pode ser mais interessante escolher um plano que ofereça maior abrangência geográfica.
  • Verifique quais convênios são aceitos pelos hospitais, laboratórios e clínicas mais próximos de sua casa ou local de trabalho.

Plano de saúde coletivo

Há o plano coletivo empresarial, que oferece assistência aos funcionários de uma empresa contratante, os quais devem possuir vínculo empregatício ou estatutário, e o plano coletivo por adesão, que são contratados por pessoas jurídicas, sindicatos, conselhos e outras entidades profissionais.

Vale lembrar que, ao aderir a esse tipo de plano, você estará concordando com as regras negociadas entre a empresa contratante e a operadora. Caso você discorde de algo, deverá apresentar uma reclamação na sua empresa ou desligar-se do contrato e procurar um novo plano. Se esse for o caso, não se esqueça de utilizar a portabilidade de carências, para não precisar esperar novamente pelos prazos estipulados no novo convênio.

Diferença entre plano e seguro saúde

Muitos confundem o plano de saúde com o seguro saúde, já que ambos são negociados pelas operadoras e oferecem serviços de assistência médico-hospitalar, com maior ou menor abrangência, dependendo do contrato. No entanto, são produtos diferentes.

Ao contrário dos planos de saúde, que possuem uma rede limitada de médicos e hospitais credenciados pela operadora, com o seguro saúde é possível escolher os profissionais e o hospital ou clínica em que você deseja ser atendido.

Além disso, no seguro saúde há o direito ao reembolso do valor gasto. Entretanto, é bom ficar atento e verificar se o valor do reembolso contratado será muito inferior ao preço dos serviços médico-hospitalares utilizados. Já nos planos de saúde, há um valor de despesas estipulado pela operadora, que deverá ser pago mensalmente ou anualmente.

Contratar um desses tipos de planos de saúde é uma maneira eficiente de garantir o seu bem-estar. Se ainda restou alguma dúvida ou caso você queira solicitar um orçamento, entre em contato com a gente!

 

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.